Topo

Após acordo, Israel faz 1º voo comercial para Emirados Árabes

Avião decola do aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv, marcando o primeiro voo comercial entre Israel e os Emirados Árabes Unidos (EAU) após acordo entre os países - JACK GUEZ / AFP
Avião decola do aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv, marcando o primeiro voo comercial entre Israel e os Emirados Árabes Unidos (EAU) após acordo entre os países Imagem: JACK GUEZ / AFP

31/08/2020 08h03

Após assinar um acordo de normalização das relações diplomáticas, partiu nesta segunda-feira (31) do aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv, o primeiro voo comercial entre Israel e os Emirados Árabes Unidos (EAU).

A bordo, estavam membros do governo israelense e dos Estados Unidos, que intermediaram o pacto entre as duas nações. Segundo o genro de Donald Trump e assessor sênior para assuntos internacionais, Jared Kushner, essa é uma "viagem histórica" para o Oriente Médio.

O comandante do voo, Tal Becker, lembrou que essa será a primeira vez que uma aeronave registrada em Israel "sobrevoará a Arábia Saudita" e que "todos estamos empolgados e esperamos que mais voos históricos nos levem a outras capitais da região, fazendo-nos avançar todos a um futuro mais próspero".

Além do governo de Abu Dhabi, apenas Jordânia e Egito têm suas relações diplomáticas estabelecidas com Israel. Até por conta disso, o acordo assinado em 13 de agosto foi considerado uma "traição" dos EAU à causa palestina e gerou críticas de todos os demais países da região.

O avião, um Boeing 737 da companhia aérea El Al, teve um desenho especial para a viagem, com a palavra "Paz" escrita em três idiomas.