Iêmen: as imagens de um país mergulhado em violência
Localizado no extremo sudoeste da Península Arábica, o Iêmen está mergulhado em um conflito que sangra o país de ponta a ponta: o sul, incluindo a capital, Sanaa, é dominado pelos rebeldes xiitas hutis enquanto a maioria sunita controla o norte.
O conflito envolve uma coalizão internacional, liderada pela Arábia Saudita, que vem realizando ataques aéreos nos últimos dias. No país, também atuam o Estado Islâmico e a Al Qaeda. Já os hutis seriam apoiados pelo Irã, que tem interesse estratégico na região.
Organizações humanitárias, como a Cruz Vermelha Internacional (ICRC, na sigla em inglês), estão prestando assistência aos afetados pela escalada do confronto armado.
Os hutis são membros de um grupo rebelde também conhecido como Ansar Allah (Partidários de Deus), que pertence a uma corrente do xiismo conhecida como Zaidismo.
Os zaiditas são um terço da população e governaram o Iêmen do Norte no âmbito de um sistema conhecido como Imamato por quase 1 mil anos, até 1962.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.