Israel desmantela o acampamento palestino de Bab o Shams

  • Ahmad Gharabli/AFP

    Policiais expulsam manifestante de área controversa da Cisjordânia conhecida como E1, no domingo (13)

    Policiais expulsam manifestante de área controversa da Cisjordânia conhecida como E1, no domingo (13)

As autoridades israelenses desmantelaram na noite de ontem (16) o acampamento palestino de Bab el Shams, de onde no domingo passado expulsaram aos acampados e que tinha sido levantado há uma semana no lugar onde Israel pretende construir a polêmica colônia judaica E1.

Segundo o porta-voz da polícia israelense, Miki Rosenfeld, declarou à Agência de Notícias Efe, "foram retiradas todas as tendas do local, em uma operação rápida, que durou uma hora e meia e na qual não houve incidentes relevantes".

O desmantelamento do acampamento, levantado pelos Comitês de Coordenação de Resistência Popular (PSCC), acontece um dia depois que mais de 50 ativistas palestinos tentaram se instalar de novo nele.


"Na terça-feira, cerca de 60 ativistas tentaram chegar à região. Vinte deles foram detidos por provocar distúrbios e entrar em uma zona militar fechada, e outros 40 foram tirados dali pela polícia que os transferiu a diferentes postos de controle militares e outras zonas", assinalou o porta-voz policial.

As autoridades israelenses temem que o modelo de Bab el Shams inicie uma onda de acampamentos de ativistas palestinos nos territórios palestinos controlados por Israel, como a Área C da Cisjordânia ou em zonas de Jerusalém Oriental.

Com o estabelecimento do acampamento, os PSCC têm o objetivo de mostrar sua rejeição à colonização israelense e reivindicar o direito dos palestinos a se estabelecerem em suas terras.

A ação foi aplaudida por ativistas pró-palestinos e apoiada pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e dirigentes políticos palestinos de diversas facções.

Tensão entre palestinos e israelenses
Tensão entre palestinos e israelenses

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos