Primeiro-ministro russo visitará Brasil e Cuba em viagem latino-americana

  • Yekaterina Shtukina/Serviço de Imprensa do Governo/Ria Novosti/AP

    Medvedev cumprimenta a presidente Dilma durante encontro em Moscou, em 2012

    Medvedev cumprimenta a presidente Dilma durante encontro em Moscou, em 2012

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, iniciará no próximo dia 20 de fevereiro, no Brasil, uma viagem latino-americana na qual também visitará Cuba, informou nesta sexta-feira (15) o governo russo.

Medvedev e o vice-presidente brasileiro, Michel Temer, presidirão a 6ª Assembleia do Comitê de Cooperação Russo-Brasileira, na qual "abordarão questões da cooperação em matéria de comércio, investimentos, ciência, energia e educação", diz o comunicado.

Em relação à cooperação militar, espera-se que as partes analisem a possibilidade de assinar um acordo na área de defesa para a compra de cinco baterias com mísseis antiaéreos russos por parte das Forças Armadas do Brasil.

Medvedev, que viajará acompanhado por uma numerosa delegação de membros do governo e empresários russos, será recebido pela presidente Dilma Rousseff, que fez uma visita oficial a Moscou em dezembro.

Dilma e o presidente russo, Vladimir Putin, assinaram então um pacote de documentos de cooperação estratégica para promover juntos seus interesses e reforçar seu comércio e negócios bilaterais.

Após sua visita ao Brasil, Medvedev irá para Cuba, onde deve se reunir com o presidente Raúl Castro para fomentar os intercâmbios comerciais, e deve deixar a ilha no dia 22.

O líder cubano visitou a capital russa em 14 de julho e na época, se reuniu com Putin, Medvedev e o chefe do Conselho de Segurança russo, Nikolai Patrushev.

A visita teve como objetivo buscar vias para aumentar e diversificar o comércio bilateral através de vários projetos e empresas mistas nos setores da energia, transporte, telecomunicações, cosmonáutica e indústria farmacêutica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos