Morte de Osama bin Laden

EUA julgarão genro de Bin Laden por conspirar para matar americanos

Em Washington

Um tribunal de Nova York julgará o genro de Osama bin Laden, Sulaiman Abu Ghaith, por "conspirar para matar cidadãos americanos", segundo informou nesta quinta-feira (7) o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que vincula o réu aos atentados de 11 de Setembro de 2001.

Amanhã mesmo serão apresentadas as acusações contra o genro de Bin Laden, que foi capturado por agentes de inteligência americanos na Jordânia, segundo um comunicado assinado pelo procurador-geral dos EUA, Eric Holder.

Abu Ghaith pode ser condenado à prisão perpétua se for provado que conspirou junto com Bin Laden para "causar mais ataques terroristas como o massacre de 11 de Setembro" e, por enquanto, a data do julgamento não foi definida.

Abu Ghaith serviu na Al Qaeda junto com Bin Laden e seu ajudante Ayman al-Zawahiri durante, pelo menos, 2001 e 2002, atuando como porta-voz ocasional, segundo o comunicado de Holder.

"Nem o tempo nem a distância diminuirão nossa determinação de entregar os inimigos dos EUA à Justiça", disse o procurador-geral, para acrescentar depois que "esta detenção é uma mensagem inequívoca aos extremistas violentos que ameaçam o povo americano".

A Justiça americana compara o papel desempenhado por Abu Ghaith com o de um "conselheiro de uma família mafiosa ou o ministro de propaganda de um regime totalitário" e lhe acusa de "servir-se de sua posição para ameaçar os EUA e incitar seus inimigos".

A detenção do genro de Bin Laden foi anunciada esta manhã quando o congressista republicano por Nova York, Peter King, garantiu que funcionários das agências de segurança americanas haviam lhe informado da captura.

"Isto atinge o coração da Al Qaeda porque se trata do genro de Bin Laden. É uma vitória psicológica para nós e uma derrota psicológica para Al Qaeda", comentou o congressista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos