Papa Francisco no Brasil

Polícia carioca prepara "nova estratégia" contra manifestantes violentos

No Rio de Janeiro

A polícia do Rio de Janeiro prepara uma "nova estratégia" para combater os protestos violentos, especialmente na semana que vem durante a visita do papa Francisco, afirmou nesta sexta-feira em entrevista coletiva o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

Blog do Mário Magalhães

Comportamento franciscano do papa contrasta com escândalos da Igreja no Rio: apartamento de luxo, móveis de rico, carrões e flagra com dinheiro escondido

Exército acerta em vetar mascarados perto do papa: máscara é coisa de bandido potencial, seja 'manifestante' ou PM de balaclava

Beltrame opinou que nas últimas manifestações apareceram "ingredientes totalmente novos" que exigem uma reavaliação das táticas tradicionais. "A metodologia e os planejamentos antigos podem não ser 100% eficientes", admitiu o secretário após a reunião de uma comissão especial criada para investigar os atos de vandalismo durante as manifestações desta semana.

 

Beltrame afirmou que não tem certeza se as novas táticas serão "corretas" e também disse que "não é possível garantir" que o episódio de vandalismo que aconteceu no Leblon na terça-feira não vai se repetir.

Veja quais lugares o papa deve visitar durante a Jornada

  • Arte/UOL

Os atos, direcionados principalmente contra lojas e agências bancárias, aconteceram logo depois de a polícia dispersar centenas de pessoas que realizavam uma manifestação em frente à casa do governador Sérgio Cabral.

O governador garantiu nesta sexta-feira que os atos violentos das últimas manifestações foram incentivados por "grupos internacionais" que não identificou.

Vários grupos convocaram pelas redes sociais uma manifestação para a próxima segunda-feira, dia 22, em frente ao Palácio Guanabara, onde a presidente brasileira, Dilma Rousseff, vai receber o Papa Francisco.

Jornada Mundial da Juventude 2013
Jornada Mundial da Juventude 2013

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos