Governador provincial morre em atentado no leste do Afeganistão


O governador da província de Logar, no leste do Afeganistão, Arsala Jamal, e outras três pessoas morreram nesta terça-feira após a explosão de uma bomba colocada no alto-falante de uma mesquita antes da oração da festa muçulmana do sacrifício, o Eid-al-Adha, informou uma fonte oficial.

A explosão ocorreu no começo da manhã na mesquita de Eidgah na cidade de Pul-e-Alam, capital da província, e 15 pessoas ficaram feridas, disse o porta-voz do governador, Din Muhammed Darwish, à agência local "AIP".

Os feridos foram internados em um hospital próximo, de acordo com fontes oficiais citadas pela emissora de televisão "Tolo".

Nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado, que aconteceu depois que o Ministério do Interior afegão anunciou medidas de segurança especiais durante a festa do cordeiro realizada hoje e que lembra o sacrifício bíblico de Abraão.

Terroristas fazem ataque em enterro de policial no Paquistão

O assassinato de Jamal ocorre uma semana depois da prisão, por parte de forças dos Estados Unidos, do número 2 dos talibãs paquistaneses, Latifulah Mehsud, em Logar.

O conflito afegão se encontra em um dos momentos mais violentos desde a intervenção liderada pelos EUA que levou a queda do regime fundamentalista talibã há quase 12 anos. Atualmente, o país se prepara para realizar eleições em abril do ano que vem.

As tropas da Otan estão se retirando gradualmente do Afeganistão desde 2011 e está previsto que sua saída seja concluída em 2014, quando a segurança do país ficará integralmente nas mãos das forças afegãs.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos