Topo

Número de mortos por tempestade nos EUA aumenta para 15

De Washington

04/01/2014 04h54

A primeira grande tempestade do ano nos Estados Unidos, "Hércules", causou a morte de pelo menos 15 pessoas nesta sexta-feira (3), seu segundo dia sobre o nordeste do país, onde a neve e os fortes ventos devem ser seguidos, nos próximos dias, por uma onda de frio que deve fazer com que as temperaturas despenquem para mínimos históricos, abaixo dos -20ºC.

Levantamento anterior falava em ao menos 13 mortes.

As 15 pessoas morreram em casos relacionados com a tempestade, como acidentes de trânsito e hospitalizações por hipotermia. Milhares de americanos ficaram sem luz em seus lares e locais de trabalho.

Entre elas, estão uma mulher de 71 anos com Alzheimer, que morreu congelada fora de sua casa na zona rural do estado de Nova York, e um homem de 66 anos que sofreu um ataque cardíaco enquanto retirava a neve de sua casa no sul de Illinois.

Na Filadélfia, um funcionário municipal morreu esmagado depois que um monte de sal grosso, utilizado para impedir a formação de gelo nas ruas, deslizou sobre ele.

Em Michigan, um caminhão que transportava petróleo caiu de uma ponte, o que provocou um incêndio e obrigou a evacuação de residências e locais de trabalho da região.

As autoridades locais em diferentes estados informaram sobre a ocorrência de pelo menos outras 11 mortes relacionadas direta ou indiretamente com as condições meteorológicas.

Neve afeta ao menos 100 milhões de pessoas

A neve - que atingiu 60 centímetros em alguns pontos - e os intensos ventos obrigaram o cancelamento, pelo segundo dia consecutivo, de milhares de voos, mais de 3 mil, e atrasos em outros 7 mil. Além disso, restringiu os transportes terrestres e causou o fechamento de escolas e edifícios governamentais em 22 Estados.

As baixas temperaturas provocaram também a ruptura de tubulações, causando inundações e evacuações em lojas, teatros e hospitais em algumas áreas de Boston.

Com o fim das tempestades de neve, o frio polar deve representar o maior perigo nos próximos dias, de modo que as autoridades advertiram à população para que se proteja contra as baixas temperaturas, que podem atingir o mínimo histórico de 20 graus negativos.

A tempestade de neve afeta um terço do país, ou seja, a mais de 100 milhões de pessoas, e mantém em situação de emergência os estados de Nova York e Nova Jersey, além de causar graves complicações em Massachusetts, Illinois, e Pensilvânia.

A capital do país, Washington, amanheceu coberta por uma fina camada de neve, mas não sofreu transtornos tão graves como em outros lugares do nordeste do país, por isso o Governo Federal e as autoridades do Distrito de Columbia não interromperam suas atividades, mas permitiram que seus funcionários trabalhassem de casa.

Canadá tem as temperaturas mais baixas das últimas décadas 

Moradores do vizinho Canadá também são afetados pela nevasca e pelo frio. Com as ventanias, as temperaturas caíram para até -29ºC em Toronto e na cidade de Québec, as mais baixas registradas nas últimas décadas. Algumas cidades do leste enfrentam sensação térmica de -35ºC por conta dos ventos.

Para brasileiros com voos programados para a região, é recomendável consultar as empresas aéreas e confirmar as decolagens. Pelo site da Infraero, ao menos um voo da American Airlines, partindo do aeroporto de Guarulhos (SP) para Nova York, foi cancelado nesta sexta-feira. 

TAM cancela voos

A companhia aérea TAM cancelou os voos que partiriam hoje de São Paulo para Nova York e amanhã (4) de Nova York para São Paulo em função da forte nevasca que atinge a metrópole norte-americana. O voo JJ 8080 sairia do Brasil às 22h55 e o JJ 8083 decolaria dos EUA às 7h45 no horário local.

A empresa informou, por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa, que os passageiros serão reacomodados em voos que partirão neste sábado (4) de São Paulo (JJ9377), às 6h30, e de Nova York (JJ9378), às 15h, horários locais. Os passageiros ficarão isentos de taxas de remarcação e devem procurar a TAM para se informarem sobre os procedimentos de assistência que a companhia deve prestar.

A nevasca que atinge o Nordeste dos Estados Unidos desde a quinta-feira (2) afetou partidas e chegadas de voos no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim.

Em seu perfil no Facebook, a TAM informou que cancelou dois voos (indo e vindo de Nova York a São Paulo) e remanejou os passageiros para partidas no sábado. (Com agências, BBC e Agência Brasil)