Topo

Tempestade de neve nos EUA já matou mais de 10 pessoas

Do UOL, em São Paulo

03/01/2014 19h16

A forte tempestade de neve que atingiu os Estados Unidos nos últimos dias já provocou ao menos 13 mortes, de acordo com agências internacionais de notícias.

Entre as fatalidades relacionadas ao mau tempo e à baixa temperatura estão a de uma mulher de 79 anos, com Alzheimer, que saiu de casa e se perdeu na rua, em Nova York, e a de uma criança de 12 anos que morreu em um acidente de carro, no Michigan.

Centenas de escolas não funcionaram em vários Estados nesta sexta-feira (3) por causa do frio ou da neve, ou ambos combinados. Minnesota, por exemplo, esperava mínima de até -30°C, e o governador Mark Dayton determinou que todas as escolas públicas fossem fechadas. Os governadores de Nova York e Nova Jersey declaram estado de emergência e pediram à população que fique em casa.

"Isto não é brincadeira. As pessoas devem considerar seriamente ficar em casa", declarou Andrew Cuomo, governador de Nova York.

Na cidade de Nova York, onde o Central Park teve 15 centímetros de neve e a região do Queens, 25 centímetros, o recém-eleito prefeito Bill de Blasio também pediu que as escolas não recebessem os alunos.

Alguns locais na região nordeste do país tiveram até 60 centímetros de neve, com temperatura próxima de zero grau e sensação térmica de -20°C.

Nos Estados de Connecticut, Massachusetts e Nova Jersey, funcionários públicos de serviços não essenciais foram liberados para não trabalhar.

Entre quinta e sexta-feira, cerca de 4.000 voos foram cancelados por todo o país. Algumas rodovias importantes na região de Nova York foram reabertas pela manhã de hoje após ficarem fechadas no período noturno. Acidentes de trânsito foram registrados em vários Estados.

Canadá tem as temperaturas mais baixas das últimas décadas 

Moradores do vizinho Canadá também são afetados pela nevasca e pelo frio. Com as ventanias, as temperaturas caíram para até -29ºC em Toronto e na cidade de Québec, as mais baixas registradas nas últimas décadas. Algumas cidades do leste enfrentam sensação térmica de -35ºC por conta dos ventos.

Para brasileiros com voos programados para a região, é recomendável consultar as empresas aéreas e confirmar as decolagens. Pelo site da Infraero, ao menos um voo da American Airlines, partindo do aeroporto de Guarulhos (SP) para Nova York, foi cancelado nesta sexta-feira. 

TAM cancela voos

A companhia aérea TAM cancelou os voos que partiriam hoje de São Paulo para Nova York e amanhã (4) de Nova York para São Paulo em função da forte nevasca que atinge a metrópole norte-americana. O voo JJ 8080 sairia do Brasil às 22h55 e o JJ 8083 decolaria dos EUA às 7h45 no horário local.

A empresa informou, por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa, que os passageiros serão reacomodados em voos que partirão neste sábado (4) de São Paulo (JJ9377), às 6h30, e de Nova York (JJ9378), às 15h, horários locais. Os passageiros ficarão isentos de taxas de remarcação e devem procurar a TAM para se informarem sobre os procedimentos de assistência que a companhia deve prestar.

A nevasca que atinge o Nordeste dos Estados Unidos desde a quinta-feira (2) afetou partidas e chegadas de voos no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim.

Em seu perfil no Facebook, a TAM informou que cancelou dois voos (indo e vindo de Nova York a São Paulo) e remanejou os passageiros para partidas no sábado. (Com agências, BBC e Agência Brasil)