Tropas russas atacaram posto fronteiriço na Crimeia, segundo fonte ucraniana

Em Kiev

Tropas russas atacaram neste domingo (9) um posto fronteiriço ucraniano na península da Crimeia, informou um porta-voz do Serviço de Guarda de Fronteiras (SGU), Oleg Slobodian, citado pela imprensa local.

Crise na Ucrânia
Crise na Ucrânia

O ataque aconteceu por volta das 6h (hora local, 1h de Brasília) no posto Chernomorskoye, detalhou.

"O departamento foi atacado por um grupo de 30 militares russos. Ainda estão sendo esclarecidos os detalhes do incidente", afirmou Slobodian.

Entenda a importância da Crimeia

Ontem à noite, o SGU ucraniano denunciou que um de seus aviões foi atacado com disparos de fuzis de assalto quando patrulhava a fronteira com a república autônoma da Crimeia, que se proclamou parte da Rússia.

A tripulação do avião, que não está equipado com armas, observou disparos contra a aeronave quando sobrevoavam a cidade de Armiansk, no istmo que une a península da Crimeia com o resto do território ucraniano.

As autoridades ucranianas denunciam que "os agressores armados russos cometem todo tipo de arbitrariedades, pressionam psicologicamente os guarda-fronteiras, lhes ameaçam, desinformam e intimidam".

Por outro lado, também no sábado, a Ucrânia reconheceu que uma centena de soldados russos e 50 membros armados das chamadas Autodefesas da Crimeia fizeram retroceder os soldados ucranianos no posto fronteiriço "Crimeia" para permitir a entrada de duas colunas de veículos militares em território da autonomia.

Mais de 30 caminhões militares sem placas de identificação e um carro de transporte blindado entraram em território ucraniano da vizinha Rússia através da fronteira marítima no estreito de Kerch, ao leste da península da Crimeia, de acordo com o SGU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos