Ucrânia faz operação contra ativistas que tomaram governo regional

Em Donetsk (Ucrânia)

  • Gleb Garanich/Reuters

    13.abr.2014 - Homem armado defende barricada em frente à sede da polícia em Slaviansk, na Ucrânia

    13.abr.2014 - Homem armado defende barricada em frente à sede da polícia em Slaviansk, na Ucrânia

O ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, anunciou neste domingo (13) o começo de uma operação antiterrorista na cidade de Slaviansk, no sudeste do país, onde no sábado (12) ativistas pró-russos armados tomaram a delegacia de Polícia e içaram a bandeira russa na Prefeitura.

"A operação é dirigida pelo Serviço de Segurança da Ucrânia", escreveu Avakov em sua página do Facebook.

O titular de Interior acrescentou que na operação antiterrorista participam unidades de todos os ramos das forças armadas do país.

O anúncio de Avakov aconteceu após a reunião de urgência que teve ontem à noite o Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia para enfrentar a crise nas regiões sul-orientais do país, de maioria de fala russa.

Crise na Ucrânia
Crise na Ucrânia

A situação é especialmente grave na região de Donetsk, à qual pertence administrativamente a cidade de Slaviansk, de quase 120 mil habitantes.

Na capital regional, a cidade de Donetsk, ativistas pró-russos que há uma semana têm em seu poder a sede do governo regional, tomaram as dependências do Departamento Regional do Ministério do Interior.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrei Deschitsa, exigiu no sábado seu colega russo, Sergei Lavrov, que Moscou ponha fim às provocações de seus agentes nas regiões orientais ucranianas.

Segundo Kiev, estas provocações têm como objetivo frustrar a reunião que devem realizar em Genebra os chefes das diplomacias de Ucrânia, Rússia, União Europeia e Estados Unidos para tratar a crise ucraniana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos