Ataque contra posto de controle no leste da Ucrânia deixa 5 mortos

  • Gleb Garanich/Reuters

    Testemunha afirmou à Reuters ter visto dois corpos; no entanto, um canal de TV russo citou cinco separatistas russos mortos

    Testemunha afirmou à Reuters ter visto dois corpos; no entanto, um canal de TV russo citou cinco separatistas russos mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram esta madrugada em um ataque contra um posto de controle pró-russo nos arredores da cidade insurgente de Slaviansk, na região de Donetsk, informou neste domingo (20) o canal de televisão russo "Vesti" (Notícias).

"Três moradores de Slaviansk morreram esta noite pelas mãos de desconhecidos que atacaram um posto de controle no norte da cidade. Outra pessoa que ficou gravemente ferida foi hospitalizada", assinalou a emissora.

Além disso, dois agressores morreram durante o ataque, ação que a resistência pró-russa de Donetsk considera uma ruptura da trégua declarada pelos rebeldes e as forças de segurança por ocasião da Páscoa ortodoxa.

Crise na Ucrânia
Crise na Ucrânia

"Ao local chegaram com soma rapidez os milicianos de autodefesa e ao responder ao fogo inimigo mataram dois dos agressores", acrescentou.

Segundo a fonte, as forças de autodefesa conseguiram se apoderar dos dois carros, em cujo interior encontraram simbologia do grupo ultranacionalista Setor de Direitas, a força de choque nos distúrbios ocorridos em Kiev em fevereiro passado que acabaram com a derrocada do presidente Viktor Yanukovich.

Além disso, acharam armas e explosivos que não estão no arsenal das Forças Armadas ucranianas, e outros equipamentos para visão noturna de fabricação americana.

"Lembramos que na véspera a resistência anuncia uma trégua durante as festas. Agora, a trégua é quebrada. Avaliamos a ação como uma provocação", assinalou um porta-voz rebelde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos