Topo

Putin e Fidel Castro conversam em Cuba sobre política e economia

Em Havana

11/07/2014 18h42

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, se reuniram nesta sexta-feira (11) em Havana e conversaram durante uma hora sobre temas de política e economia, informaram fontes russas.

"Os dois líderes trocaram pontos de vista sobre assuntos internacionais e da economia global. Além disso, tiveram uma discussão detalhada sobre a situação e evolução das relações bilaterais russo-cubanas", indicou um comunicado da presidência russa divulgado em Havana.

A reunião com Fidel, 87 anos e retirado do poder desde 2006, foi programada como um encontro informal na agenda da visita oficial que Putin realizou nesta sexta-feira à ilha, primeira parada de uma viagem latino-americana que também o levará à Argentina e Brasil nos próximos dias.

Putin se soma assim à lista de personalidades que realizaram visitas de cortesia ao líder cubano desde que em 2006 uma grave doença lhe obrigou a delegar o poder a seu irmão Raúl Castro, que foi confirmado como presidente de país caribenho em 2008.

Fidel Castro mantém um discreto perfil público com esporádicas aparições e com a publicação, cada vez menos frequente, de artigos. Após a reunião com o ex-presidente cubano, Putin manteve conversas oficiais com Raúl, junto a quem visitou o Mausoléu ao Soldado Internacionalista Soviético e assistiu à assinatura de um pacote de acordos bilaterais.


A chegada de Putin ao país caribenho ocorre uma semana depois que o Parlamento russo ratificou um acordo bilateral pelo qual Moscou perdoa 90% da dívida que Cuba tinha contraído com a extinta União Soviética.

Segundo informou hoje o Kremlin, o governante russo já sancionou a lei de perdão dessa dívida, que superava os US$ 35 bilhões. Moscou considera Cuba um de seus parceiros estratégicos na América Latina, região que o próprio Putin qualificou como "chave" na política externa da Rússia.