Topo

EUA lançam ataques aéreos contra o EI no Iraque e na Síria

26/10/2014 14h34

Washington, 26 out (EFE).- As forças militares americanas efetuaram entre este sábado e este domingo 12 ataques aéreos contra as posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Iraque e outros cinco na Síria, informou o Comando Central dos Estados Unidos.

Os cinco bombardeios na Síria ocorreram nas cercanias da cidade curda de Kobani e destruíram um edifício pertencente ao EI e sete veículos controlados pelos jihadistas, segundo comunicado do Comando Central, encarregado de coordenar a campanha americana contra os extremistas sunitas.

Kobani é um dos enclaves estratégicos dos jihadistas por sua fronteira com a Turquia e se tornou, segundo o Departamento de Defesa dos EUA, seu alvo principal na Síria.

No Iraque, seis ataques aéreos a oeste da cidade de Mossul acertaram duas unidades de combate do EI, danificaram um edifício dos jihadistas e destruíram quatro veículos e uma peça de artilharia dos extremistas.

Outros três bombardeios a sudoeste de Mossul caíram sobre duas unidades de combate do EI e destruíram dois veículos e dois edifícios dos jihadistas, segundo o comunicado. Além disso, três ataques perto de Faluja atingiram três unidades de combate do EI e derrubaram um edifício controlado pelos jihadistas.

Os ataques no Iraque aconteceram de maneira conjunta com os países que fazem parte da coalizão internacional contra o EI, entre os quais estão EUA, França, Reino Unido, Austrália, Bélgica, Dinamarca e Holanda, entre outros, e se somaram a bombardeios seletivos em território iraquiano, lembrou o Comando Central.