Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-presidente do Peru segue internado após diagnóstico de fibrose pulmonar

Ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, está em uma clínica de Lima desde o último dia 10 - HO/AFP
Ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, está em uma clínica de Lima desde o último dia 10 Imagem: HO/AFP

Da EFE

23/11/2021 04h22Atualizada em 23/11/2021 07h35

O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori permanece hospitalizado depois de ter sido diagnosticado com uma fibrose pulmonar, enquanto sua ex-mulher, Susana Higuchi, que está internada desde o dia 9 de novembro, se encontra em tratamento intensivo, após ter sido transferida de centro médico.

A informação foi confirmada pela filha de ambos e candidata derrotada nas eleições presidenciais deste ano, Keiko Fujimori, que convocou uma missa para rezar pela recuperação dos dois.

Ex-ditador, Alberto Fujimori, de 83 anos, está em uma clínica de Lima desde o último dia 10, para a qual foi levado da prisão onde cumpre sentença por crimes contra a humanidade, depois de ter mostrado baixa saturação de oxigênio.

O ex-presidente havia sido operado há algumas semanas por uma obstrução coronariana e é internado periodicamente por várias doenças crônicas, como pressão alta, hérnia lombar, gastrite, fibrilação atrial paroxística e lesões em sua língua conhecidas como leucoplasia.

Recentemente, o ministro de Justiça e Direitos Humanos, Anibal Torres, abriu a porta para um possível perdão para Fujimori se uma junta médica independente avaliar que seu estado de saúde é grave e irrecuperável.

Um dia antes da última internação de Fujimori, Higuchi, de 73 anos, foi admitida nos cuidados intensivos e induzida ao coma em uma clínica diferente da de seu ex-marido e agora foi transferida para um centro especializado em doenças oncológicas.

As últimas aparições públicas da ex-primeira-dama foram durante as eleições presidenciais deste ano, quando, já visivelmente debilitada, ela estrelou vídeos em redes sociais com o filho Kenji para apoiar a candidatura de Keiko, que pela terceira vez consecutiva foi derrotada no segundo turno.