Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido ultrapassa marca de 200 mil casos diários de covid-19 pela 1ª vez

Aviso sobre uso de máscara no transporte público de Londres - Toby Melville
Aviso sobre uso de máscara no transporte público de Londres Imagem: Toby Melville

04/01/2022 19h30

O Reino Unido registrou outros 218.724 novos casos de covid-19, ultrapassando pela primeira vez a marca de 200 mil diagnósticos positivos diários, e relatou mais 48 mortes em decorrência da doença, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo governo britânico.

No entanto, estes números incluem dados correspondentes a várias datas, uma vez que houve atrasos em todo o país na atualização de infecções durante as festas de fim de ano.

O número atual de positivos representa um aumento de mais de 60 mil, após testes laboratoriais, sobre o número total de casos relatados ontem, 157.758.

Ao mesmo tempo, o Escritório Nacional de Estatística britânico (ONS, sigla em inglês) indicou que 174 mil mortes por covid-19 já foram registradas no país.

Entre outros dados publicados pelo Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês), foi revelado que 15.044 pessoas estão hospitalizadas na Inglaterra devido à doença, o maior número de internações por coronavírus desde 18 de fevereiro do ano passado, e 58% mais do que há apenas uma semana.

O ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, disse hoje que por enquanto não há nada nos dados oficiais que sugira que "o plano B deva ser abandonado" - das restrições que incluem o uso obrigatório de máscaras em alguns locais ou o retorno ao trabalho remoto - adotado pelo governo para combater a nova onda.

Falando hoje com a imprensa durante visita a um centro de vacinação no sul de Londres, Javid defendeu que "o plano B tem sido a abordagem apropriada, além de estar totalmente comprometido com o programa de vacinação".

O ministro admitiu que chegar aos 25% das pessoas que ainda não receberam a dose de reforço pode ser a chave para a forma como o país vai lidar com a pandemia.