Cruz Vermelha negocia trégua para levar ajuda a civis na Síria


Em Genebra

  • Reuters

    Coluna de fumaça é vista em Homs, na Síria

    Coluna de fumaça é vista em Homs, na Síria

GENEBRA, 20 Fev (Reuters) - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) informou nesta segunda-feira que está negociando com as autoridades sírias e os manifestantes da oposição o "fim dos combates" para que possa levar ajuda humanitária aos civis mais atingidos pelo conflito.

"O CICV está estudando várias possibilidades para oferecer ajuda humanitária necessária com urgência. Isso inclui um cessar-fogo dos conflitos nas áreas mais atingidas para facilitar o acesso rápido do Crescente Vermelho e do CICV às pessoas necessitadas", disse a porta-voz chefe do comitê, Carla Haddad.

Fontes diplomáticas disseram à Reuters que o CICV -com sede em Genebra, na Suíça, e a única agência internacional que tem agentes humanitários na Síria- quer um cessar-fogo de duas horas em pontos importantes como Homs, onde os opositores estão sob ataques há semanas.

As conversas com as autoridades sírias e "todos aqueles envolvidos nos combates" seguem confidenciais, disse Carla, sem dar mais detalhes.

Desde o início da revolta contra o presidente sírio, Bashar al-Assad, há 11 meses, a agência humanitária independente distribuiu alimentos e produtos médicos a civis de cidades como Deraa e Homs.

Mas com a intensificação da repressão nas últimas semanas, as ambulâncias do Crescente Vermelho sírio tiveram mais problemas para chegar às regiões controladas pelos rebeldes e retirar o cada vez maior número de feridos, segundo o CICV.

A organização indicou na semana passada que algumas áreas sofrem graves desabastecimentos de comida.

(Reportagem adicional de John Irish)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos