Violência persiste na Síria apesar de apelo de Annan

Por Dominic Evans

BEIRUTE, 22 Abr (Reuters) - Soldados sírios atacaram uma cidade a oeste de Damasco neste domingo, e rebeldes bombardearam um comboio militar no norte do país, enquanto o mediador internacional Kofi Annan reiterou os apelos aos dois lados para que trabalhem com a equipe de observadores da ONU para um cessar-fogo.

Um pequeno grupo de observadores desarmados opera na Síria há uma semana, supervisionando uma trégua parcial que conteve apenas parte da violência no país, mas não a estancou por completo.

No sábado, o Conselho de Seguranças da Organização das Nações Unidas decidiu aumentar a equipe de observadores. Num comunicado, Annan pediu aos rebeldes e ao governo sírio para abaixar as armas e consolidar o cessar-fogo.

Os monitores visitaram neste domingo as cidades de Hama e Rastan. Um vídeo na Internet mostra observadores acompanhados de rebeldes.

O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, que tem base na Grã-Bretanha, afirmou que as forças do governo mataram pelo menos 12 pessoas neste domingo, seis delas na província de Homs. Segundo o Observatório, pelo menos quatro soldados foram mortos num ataque a bomba.

(Reportagem adicional de Stephanie Nebehay em Genebra, Louis Charbonneau e Michel Nicols na ONU, e Ayman Samir no Cairo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos