Obama busca tranquilizar Israel sobre acordo nuclear com Irã

Jeff Mason

A bordo do Air Force One

  • Mike Theiler / Reuters

    Mohammad Javad Zarif e John Kerry apertam as mãos após acordo sobre o programa nuclear iraniano

    Mohammad Javad Zarif e John Kerry apertam as mãos após acordo sobre o programa nuclear iraniano

A BORDO DO AIR FORCE ONE, 25 Nov (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tentou tranquilizar o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no domingo, sobre o acordo fechado com o Irã a respeito do programa nuclear iraniano, e disse que deseja iniciar imediatamente consultas com Israel sobre o assunto.

Obama falou com Netanyahu por telefone antes de deixar a Casa Branca para participar de um evento de arrecadação do Partido Democrata na Costa Oeste.

O porta-voz da Casa Branca Josh Earnest disse a repórteres a bordo do avião presidencial Air Force One que os dois líderes reafirmam o compromisso de impedir que o Irã consiga uma arma nuclear.

"Coerente com o nosso compromisso de consultar atentamente nossos amigos israelenses, o presidente disse ao primeiro-ministro que ele quer que os Estados Unidos e Israel iniciem consultas imediatamente em relação ao nosso esforço para negociar uma solução abrangente", disse Earnest.

"O presidente ressaltou que os Estados Unidos vão permanecer firmes em nosso compromisso com Israel, que tem boas razões para ceticismo sobre as intenções do Irã", disse.

(Reportagem de Jeff Mason)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos