Hillary tem 6 pontos de vantagem sobre Trump após convenção democrata, mostra pesquisa

Por Grant Smith

De Nova York

  • AFP - 4.abr.2016 e 16.fev.2016

A candidata a presidente dos EUA pelo Partido Democrata, Hillary Clinton, tem uma vantagem de 6 pontos percentuais sobre o seu rival republicano, Donald Trump, de acordo com a pesquisa Reuters/Ipsos, divulgada nesta sexta-feira (29), um dia após ela aceitar formalmente a nomeação do seu partido para as eleições de 8 de novembro.

Quase 41% dos prováveis votantes apoiam Hillary, 35% apoiam Trump, e 25% escolheram a opção "Outro", segundo a pesquisa realizada de 25 a 29 de julho com 1.043 entrevistados, concomitante com a Convenção Nacional Democrata na Filadélfia.

A pesquisa tem um intervalo de credibilidade de 4 pontos percentuais.

Por que milhões votarão em Trump?

  •  

A pesquisa contou com um pequeno ajuste de redação em relação aos levantamentos prévios, substituindo a opção "Nenhum dos Dois/Outro" por apenas "Outro". Uma revisão interna constatou que a opção "Nenhum dos Dois" estava às vezes tirando apoio de um ou de outro candidato.

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton fez um discurso otimista na convenção democrata na noite de quinta-feira (28), quando ela se tornou a primeira mulher a aceitar uma nomeação presidencial de um dos grandes partidos.

Hillary promete empregos em discurso na convenção democrata

  •  

No discurso mais importante dos seus mais de 25 anos de carreira política, Hillary, de 68 anos, se apresentou como uma líder firme num "momento de acerto de contas" para o país e contrastou a sua personalidade com o que ela chamou de temperamento perigoso e volátil de Trump.

Trump, de 70 anos, empresário de Nova York e ex-apresentador de reality show, que nunca teve um cargo político, respondeu numa mensagem de Twitter na noite de quinta: "A visão de Hillary é um mundo sem fronteiras onde os trabalhadores não têm poder, empregos e segurança".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos