Topo

Afoxé Filhos de Gandhi desfila com chuva e reforça culto à ancestralidade

Lola Ferreira

Colaboração para o UOL

03/03/2019 20h47

O Afoxé Filhos de Gandhi fez seu primeiro desfile dos três planejados para o Carnaval 2019. Por volta das 19h20, o bloco iniciou o cortejo na Praça da Harmonia, na região central do Rio de Janeiro. Mesmo com 1h20 de atraso, os foliões não desistiram e dançaram ao som dos batuques.

Por volta das 17h30 de hoje, uma forte chuva atingiu a capital fluminense e a cidade entrou em estágio de atenção, o segundo nível de uma escala com três estágios operacionais para alertar a população sobre incidentes que impactam a cidade.

Enquanto esperavam a chuva dar uma trégua para iniciar o cortejo, foliões e instrumentistas do bloco se dividiram em três bares no entorno da Praça da Harmonia. Com concentração iniciada às 15h, por cerca de 4h os foliões já tiveram uma prévia do que seria o cortejo. Pontos em iorubá e músicas do cancioneiro popular que homenageavam orixás enchiam o repertório. 

Com a indumentária exclusivamente azul e branca, o bloco fez cortejo até a Praça dos Estivadores, um trajeto de cerca de 800 metros. Apesar do público reduzido, o trajeto foi animado. 

Uma das organizadores do Filhos de Gandhi, Claudia Vitalino, 50, afirma que o que arrasta as pessoas ao cortejo é a força que o coletivo tem. "A gente fala de ancestralidade, e o Gandhi mantém a tradição não só do Carnaval. Quando a gente fala de tradição da cultura negra, a gente fala do Gandhi. Cada um de nós está aqui para defender a tradição dos povos africanos que foram trazidos para cá". 

Com três desfiles tradicionais no Carnaval carioca, sendo dois no centro e um na zona sul, Claudia explica que a preparação do Gandhi passa pela religião e por um calendário extenso de ensaios: "Tudo que fazemos é com o consentimento dos ancestres e orixás. Depois, são os ensaios que duram o ano inteiro. Por fim, é vir para a rua ver se concretizar o trabalho diário de um ano, que se mantém sem a ajuda do governo. Isso é difícil mas ao mesmo tempo é importante, porque dá a dimensão que o Gandhi é nosso, é de todos".

Os próximos desfiles do Filhos de Gandhi serão às 15h da Segunda de Carnaval em Copacabana, no Posto 6; e às 14h da Terça e Carnaval na Avenida Chile, no centro do Rio.

Blocos de rua