Réu, Bolsonaro precisa demonstrar força popular para destravar anistia
Ler resumo da notícia
Agora réu, o ex-presidente Jair Bolsonaro precisará comover lideranças do centrão a se desgastarem no Supremo Tribunal Federal se quiser ver o projeto de anistia avançar no Congresso.
O tema é um dos destaques do episódio desta semana do A Hora, podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo, disponível nas principais plataformas. Ouça aqui.
A começar pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), políticos dão sinais de que não têm a mesma urgência que o bolsonarismo com a pauta do perdão aos condenados do 8/1.
O julgamento do Supremo que aceitou a denúncia contra Bolsonaro e mais sete aliados fragiliza ainda mais o ex-presidente, uma vez que sua condenação é considerada provável inclusive pelos seus pragmáticos aliados.
Um petista influente aposta em uma pressão de Bolsonaro sobre o centrão para fazer prevalecer seu interesse, mas o sucesso da empreitada dependerá de demonstração de força.
O novo protesto convocado por Bolsonaro para abril será um termômetro. Se atrair mais público que os 18 mil que foram a Copacabana em março, será um bom sinal para o ex-presidente réu.
Na cúpula do PT, não se subestima o poder de mobilização bolsonarista, alavancado pela articulação internacional de extrema direita, puxada pelo presidente americano Donald Trump.
Tudo é comparação. A esquerda conseguirá público para atos contra a anistia ou do Dia do Trabalhador?
No campo governista, uma melhora na popularidade do presidente Lula, uma marca para o mandato e uma agenda que engaje a população são fundamentais para o sucesso eleitoral contra o bolsonarismo.
Esse cenário inibiria uma candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nas contas petistas, Tarcísio não abriria mão de uma reeleição para ficar meses sem cargo até Bolsonaro desistir oficialmente de se lançar —sobretudo se Lula estiver forte.
O projeto de anistia é só a ponta de um novelo político.
Podcast A Hora, com José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
A Hora é o podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras pela manhã nas plataformas de podcast e, à tarde, no YouTube. Na TV, é exibido às 16h. O Canal UOL está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Escute a íntegra nos principais players de podcast, como o Spotify e o Apple Podcasts já na sexta-feira pela manhã. À tarde, a íntegra do programa também estará disponível no formato videocast no YouTube. O conteúdo dará origem também a uma newsletter, enviada aos sábados.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.