Aguirre Talento

Aguirre Talento

Siga nas redes
Reportagem

PGR interina vai manter parte da equipe de Aras e montar comando feminino

Ao assumir interinamente o cargo de procuradora-geral da República a partir desta quarta-feira, a subprocuradora-geral da República Elizeta de Paiva Ramos vai ter o primeiro comando "puro-sangue" feminino da história do órgão e manter boa parte da equipe de Augusto Aras, em uma sinalização de continuidade dos trabalhos.

Os primeiros passos da gestão interina foram traçados por Elizeta em conversas com os colegas no início desta semana.

A vice-procuradora-geral da República Lindôra Araújo será substituída pela subprocuradora Ana Borges Coelho Santos. Ela ficará responsável pelas investigações criminais que tramitam perante o STF (Supremo Tribunal Federal), como as que atingem o ex-presidente Jair Bolsonaro. Com isso, a PGR (Procuradoria-Geral da República) terá mulheres ocupando os dois principais postos do órgão.

Conhecida por seu alinhamento ao bolsonarismo e sua relação com filhos do ex-presidente, Lindôra vai deixar o cargo para realizar um tratamento de saúde. Ana Borges já atuou na área criminal perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e em funções ligadas aos direitos humanos.

Caberá a Ana Borges avaliar se os posicionamentos de Lindôra em relação às investigações de Bolsonaro serão mantidos —a PGR havia opinado que o inquérito sobre desvios de joias deveria ser enviado à primeira instância e sair da competência do ministro do STF Alexandre de Moraes.

O restante da equipe da PGR montada por Aras deve permanecer inalterado, como o posto do vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet, um dos candidatos ao comando efetivo da instituição. Isso inclui também os assessores responsáveis pelas investigações criminais.

Elizeta avisou aos colegas que pretende se dedicar aos casos em tramitação no STF e à gestão interina da PGR enquanto a escolha do novo nome permanece indefinida.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.