Topo

Alberto Bombig

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ao menos 7 futuros ministros estiveram no casamento de Lula

Lula e Janja se beijam na pista de dança durante a festa de casamento, em São Paulo - Ricardo Stuckert
Lula e Janja se beijam na pista de dança durante a festa de casamento, em São Paulo Imagem: Ricardo Stuckert

Colunista do UOL

23/12/2022 09h52Atualizada em 23/12/2022 10h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao menos sete dos ministros indicados por Lula até agora estiveram na restrita festa de casamento do presidente eleito com a socióloga Rosângela Silva, a Janja, realizado em maio deste ano, em São Paulo, o que indica a proximidade do casal com parte do novo time da Esplanada.

Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), Fernando Haddad (Fazenda), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e Flávio Dino (Justiça) participaram da cerimônia, muito disputada nos meios políticos e artísticos.

O advogado Augusto Arruda Botelho, que também esteve entre os convidados do casamento e participou da festa, será o novo secretário nacional de Justiça.

Gleisi Hoffmann foi escolhida por Lula para presidir o PT e ficará fora da futura Esplanada, mas teve influência decisiva nas indicações de vários ministros, segundo petistas ouvidos pela coluna. Ela também fez parte da disputada comemoração do casamento.

Em maio, dias antes do casamento, já corria nos bastidores a informação de que quem estivesse na lista de convidados teria grandes chances de se tornar ministro em um eventual terceiro mandato de Lula, caso ele vencesse as eleições, como acabou ocorrendo em outubro deste ano. O assunto também fez parte das conversas durante a comemoração.

Lula e Janja celebraram sua união em uma casa de festas no bairro do Brooklin, na zona sul de São Paulo, em 18 de maio. Além de políticos, também estiveram presentes vários artistas, como a cantora Daniela Mercury. Aproximadamente 200 pessoas foram convidadas.

Lula ainda não conclui a formação de seu ministério e o preenchimento de outros cargos importantes de primeiro escalão, o que deve ocorrer somente na semana que vem. Ou seja, a lista de políticos que estiveram no casamento e podem fazer parte do governo ainda está aberta.