Topo

Alberto Bombig

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lula sinaliza possível indicação de Zanin para o STF em entrevista à Band

Colunista do UOL

02/03/2023 20h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Lula (PT) concedeu entrevista à Bandeirantes hoje (2) e, na avaliação do colunista do UOL Alberto Bombig, o principal destaque foi a sinalização de uma possível indicação de seu advogado Cristiano Zanin Martins para uma cadeira no STF (Supremo Tribunal Federal).

O que Lula falou de mais relevante na entrevista à Band foi a possível indicação de seu advogado Zanin para o Supremo e um procurador-geral da República de sua cota pessoal. Alberto Bombig

Além de sinalizar a indicação de seu advogado, uma vez que em 2023 aposentam-se os ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, Lula também admitiu que para a vaga do novo Procurador-Geral da República "o critério será pessoal", descartando escolher um nome da lista tríplice elaborada pela associação de procuradores.

Fernando Henrique teve Geraldo Brindeiro e Bolsonaro teve o Aras como engavetador-geral da República. Lula parece que vai caminhar para esse lado nessa indicação. Alberto Bombig

Ministros sob fogo. Durante o programa Análise da Notícia, Bombig também destacou que Juscelino Filho, ministro das Comunicações, e Daniela do Waguinho, ministra do Turismo, estão na "berlinda" de acordo com as declarações de Lula. "Esses 90 dias são quando o presidente espera geralmente até o final de março para fazer trocas nos ministérios. Ele está indicando que se não for convencido pelo que ouvir, ou se a pressão continuar muito alta e não tiver condições políticas, vai fazer mudanças".

União Brasil independente. Juscelino Filho e Daniela do Waguinho foram indicações do União Brasil para os ministérios e, de acordo com o colunista do UOL, o fato de o partido não aderir totalmente à base governista coloca os ministros sob risco. "São ministros que estão sob fogo e sabemos como funciona o jogo político. Se os padrinhos não estão entregando o que era esperado no Congresso ou dentro da coalizão, vai ficar sob ataque".

PT aprendeu a lição. Na avaliação de Bombig, uma possível indicação de Zanin para o STF acontecerá após os casos do Mensalão e do Petrolão terem sido julgados no STF e terem "ensinado uma lição ao PT". Em ambas as ocasiões, ministros indicados pelas gestões petistas votaram contra a posição do partido e do presidente.

Cota feminina no STF. Após a possível indicação de Zanin para a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no STF, Bombig afirmou que uma mulher deverá ser indicada para a vaga de Rosa Weber. "A segunda vaga, que é da Rosa, acho que ele vai tentar colocar uma mulher para manter uma cota e talvez ele [Lula] possa ser um pouco mais flexível nessa escolha".

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: