Topo

Alberto Bombig

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sob Lula, deputado bolsonarista promove aliado em agência federal no Pará

Colunista do UOL

02/03/2023 15h13Atualizada em 02/03/2023 15h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Enquanto a base aliada ao presidente Lula (PT) ainda sofre para emplacar nomeações na estrutura federal, o bolsonarismo mostrou ter algum prestígio no Planalto. O deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), notório defensor dos garimpeiros e ex-vice-líder de Jair Bolsonaro (PL) na Câmara, acaba de emplacar Rafael Ferreira Porto gerente regional da Agência de Mineração no Pará.

Passarinho foi um dos principais apoiadores do ex-presidente no Pará nas eleições do ano passado e é sobrinho e herdeiro político de Jarbas Passarinho (1920-2016), tenente-coronel que serviu a ditadura militar como interventor no governo do Pará, além de ministro de praticamente todos os generais presidentes.

A nomeação, oficializada na última terça-feira (28), é temporária e válida ao menos até o próximo dia 18 deste mês. O gesto, no entanto, desagradou líderes da base aliada no Congresso. O PL está formalmente na oposição a Lula. Rafael Porto já ocupava um cargo na Agência de Mineração do Pará, o de assessor da diretoria, nomeado no governo Bolsonaro no ano passado. Agora, ele foi "promovido" na gestão petista.