Andreza Matais

Andreza Matais

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Diretor da Conab responsável pelo leilão de arroz tem formação em teologia

Responsável por realizar o leilão de arroz importado, anulado pelo governo após a imprensa expor irregularidades no certame, o diretor de operação e abastecimento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Thiago José dos Santos, não tem nenhuma afinidade com a área que comanda. Seu currículo público informa que ele é bacharel em teologia, ciência que estuda as fés e as religiões. A diretoria que controla é a mais poderosa da Conab, empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, responsável por toda política de armazenagem.

Santos foi indicado para a vaga pelo ex-deputado Neri Geller e assumiu em março de 2023. O governo anunciou hoje que Geller será exonerado após o site The Agribiz revelar que uma empresa de um ex-assessor, que tem ligações com seu filho, arrematou 11 lotes do leilão emergencial de arroz, realizado pelo governo Lula para evitar desabastecimento devido à crise climática no Rio Grande do Sul, possibilidade que o setor nega.

Santos também deve ser demitido da Conab, segundo apurou a coluna, por sua ligação com o ex-secretário e a falta de relação com o setor. Antes de chegar como diretor da Conab, Santos foi coordenador do departamento de obras na prefeitura de Nortelândia (MT), base eleitoral de Geller, e trabalhou no gabinete de Geller na Câmara como coordenador de orçamento, duas áreas que movimentam recursos públicos.

Investigação

Geller informou a parlamentares que não concorda com sua exoneração e que "não irá passar por isso sozinho". Ele corrigiu a informação veiculada na imprensa que sua exoneração foi a pedido.

Parlamentares da bancada ruralista defendem uma CPI para investigar outros contratos da Conab e do Ministério da Agricultura e dizem que a demissão de Geller não encerra o assunto.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes