Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após conversa com Moraes, ministro da Defesa faz apelo de paz a Bolsonaro

8.jun.22 - Ministro da Defesa, general Paulo Sérgio  - Reprodução/TV Câmara
8.jun.22 - Ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Imagem: Reprodução/TV Câmara

Do UOL, em Brasília

23/08/2022 18h32Atualizada em 23/08/2022 21h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, teve um encontro de cerca de uma hora e meia com o ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e, segundo apurou a coluna, a reunião foi "cordial e positiva".

A operação deflagrada nesta terça-feira (23) por Moraes contra empresários bolsonaristas, segundo fontes ouvidas pelo UOL, não foi tema da conversa de hoje. Após o encontro, o ministro da Defesa participou de uma cerimônia no Palácio do Planalto e teve uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com fontes do governo, o ministro pediu que Bolsonaro mantenha a postura de não enfrentamento com Moraes, já que isso poderia prejudicar os pedidos que a Defesa tem feito de mudanças no sistema eleitoral.

Como resultado da reunião, segundo militares ouvidos pela coluna, ficou aberto o diálogo em torno das propostas das Forças Armadas.

Na conversa, Moraes demonstrou estar disposto a fazer a reunião entre técnicos que havia sido negada pelo ex-presidente do TSE, Edson Fachin.

A avaliação no Planalto é que o apelo de Paulo Sérgio para que Bolsonaro mantenha a trégua possa surtir efeito.

O ministro da Defesa disse a aliados ter saído otimista do encontro e afirmou acreditar que, apesar do pouco tempo para a realização das eleições, ainda é possível acatar as sugestões da Defesa, incluindo o teste de integridade nos moldes sugeridos pelos militares.

Na reunião de hoje, ficou acertado ainda que o diálogo entre as instituições será permanente. Paulo Sérgio e Moraes também já agendaram um novo encontro para a próxima semana.