Prints de grupo mostram ataques ao STF e desmentem versão de Hang, diz site
Após Luciano Hang, dono das lojas Havan, ter negado que atacou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e ameaçado a democracia brasileira, o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, revelou outras ocasiões em que o apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) investiu contras as instituições brasileiras.
Hoje, Hang se tornou alvo de uma operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal em desfavor de empresários que, em um grupo de WhatsApp, defenderam um golpe de Estado caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença o atual presidente nas eleições de outubro.
Além dessas mensagens sobre um possível golpe, o dono da Havan havia feito publicação no grupo de WhatsApp contra o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin. Ao compartilhar uma reportagem sobre um pedido de Fachin por eleições limpas, Hang comparou o chefe do Tribunal ao casal Nardoni, que foi condenado pela morte da filha de Alexandre, Isabela, de 5 anos.
Casal Nardoni afirma que cuidará bem do seu filho
Luciano Hang em comparação irônica de Fachin
Menos de duas semanas depois, o empresário voltou a investir contra o STF ao puxar o assunto do retorno de direitos políticos de Lula.
Por que o tremendo desgaste do Supremo para tirar Lula da cadeia, se não fosse para torná-lo presidente? Você pode duvidar de tudo no Brasil, exceto do TSE de Fachin, Alexandre [de Moraes] e [Luís Roberto] Barroso. O TSE comprovará que o DataFolha está corretíssimo. Não podemos esperar acabar o jogo para pedirmos o VAR [sigla para assistência de vídeo usada no futebol]
Luciano Hang em mensagem para empresários
Outras mensagens mostram Hang duvidando da transparência das urnas eletrônicas e disseminando notícias falsas sobre uma vacina contra a covid-19.
O empresário também criticou as ações do padre Júlio Lancelotti para ajudar a população em situação de rua: "É da turma do Lula. Hipocrisia pura. Temos que ensinar a pescar, e não dar o peixe. Cada dia que passa é mais malandro vivendo nas costas de quem trabalha [...] Quem defende bandido, bandido é".
A Igreja Católica é cúmplice das mazelas do PT. Foram os fiadores de tudo o que aconteceu. Não podemos generalizar, mas ajudaram bastante o PT a chegar ao poder
Luciano Hang em mensagem de WhatsApp
O UOL entrou em contato com a Havan e atualizará essa reportagem em caso haja resposta.
Mais cedo, sobre a operação da qual foi alvo, Hang disse que foi "tratado como um bandido" e negou que tenha defendido um golpe de Estado em caso de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de outubro.
No Instagram, Hang diz que sempre defendeu a democracia e que está tranquilo, mas lamentou a possibilidade de perder acesso a suas redes sociais. Ele afirmou que seu celular foi recolhido durante a operação da PF.
"Sempre defendi a democracia, a liberdade de expressão e opinião. Estou tranquilo, porque não tenho nada a temer e estou com a verdade ao meu lado. Agora, corro o risco de perder minhas redes mais uma vez", acrescentou o empresário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.