Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Convicto em não passar a faixa, Mourão fará pronunciamento presidencial

e Camila Turtelli, do UOL em Brasília

30/12/2022 15h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O vice-presidente Hamilton Mourão, que assumirá a Presidência da República assim que Jair Bolsonaro deixar o espaço aéreo brasileiro, fará um pronunciamento em cadeia nacional no último dia do governo.

A fala está marcada para ir ao ar amanhã (31), às 20h e, segundo Mourão, será uma "mensagem institucional de final de ano".

Bolsonaro decolou às 14h02 desta sexta-feira (30) para um "período sabático" nos Estados Unidos, como a coluna já havia antecipado.

Sem faixa para Lula

Além de Bolsonaro ter quebrado um protocolo ao decidir não passar a faixa presidencial para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, Mourão reafirmou à coluna que também não fará o gesto.

"Essa questão da faixa é um gesto simbólico do Presidente da República que sai para o que entra. Não sou o presidente eleito. Se o Bolsonaro tivesse renunciado aí sim seria minha responsabilidade", disse.

Mourão, que é filiado ao partido Republicanos, assumirá em fevereiro uma vaga no Senado Federal pelo Rio Grande do Sul.