Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CGU admite falhas na Codevasf e diz que governo vai aprimorar controle

e Aguirre Talento, do UOL em Brasília

22/05/2023 13h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) tem problemas, principalmente na execução de obras de asfaltamento, mas o governo do presidente Lula (PT) quer trabalhar na gestão de consequências. A afirmação é do ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinicius Marques de Carvalho, em entrevista ao UOL, na última sexta-feira (19).

"A gente está fazendo e vamos ajudar a Codevasf a implementar um programa de integridade bem mais rígido e robusto", disse no UOL Entrevista.

Segundo o ministro, os primeiros relatórios de auditorias feitos sobre a Codevasf começaram no governo passado e os que já estão públicos, de fato, mostram falhas e erros até na fiscalização.

"Agora é lidar com a gestão de consequências e a Codevasf deve aprimorar os mecanismos de controle", afirmou Carvalho, ressaltando que o objetivo para punir eventuais culpados é buscar "as pessoas físicas", ou seja, "servidores que tenham cometido algum ilícito".

Apetite político

Questionado se como ministro alerta ao presidente Lula para que tenha cautela no loteamento político da estatal, Carvalho afirmou que não lhe cabe "pré-condenar ninguém".

"Obviamente que, se eu identifico claramente uma situação problemática (...), já que o processo de nomeação tem uma etapa que passa pela CGU, se a gente identificar problema, nós temos a obrigação de avisar, mas não posso pré-condenar ninguém", afirmou.

Carvalho disse ainda que o órgão de controle não deixa de fazer o seu trabalho por "preocupações políticas".