Topo

Carlos Madeiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sem o termo 'índio', Funai muda de nome e adota 'Povos Indígenas'; entenda

Sede da Funai em Brasília - Mário Vilela/Funai/Divulgação
Sede da Funai em Brasília Imagem: Mário Vilela/Funai/Divulgação

Colunista do UOL

02/01/2023 13h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Funai mudou de nome. Criada em 1967 como Fundação Nacional do Índio, ela agora passa a se chamar Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

A mudança atende a um pedido da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e estava como uma das sugestões do relatório do grupo de transição. A ideia é que o uso da palavra índio é um equívoco que carrega preconceitos e omite a diversidade dos povos.

Hoje, a nova presidente da Funai, Joenia Wapichana, tomou posse. Ela é a primeira indígena a comandar o órgão.

Por que a mudança de nome?

O termo índio não é usado para definir uma pessoa de etnia indígena. A palavra, por sinal, é vista como uma forma genérica e até preconceituosa de chamar os indígenas.

"A palavra 'indígena' diz muito mais a nosso respeito do que a palavra 'índio'. Indígena quer dizer originário, aquele que está ali antes dos outros", explica Daniel Munduruku, doutor em Educação pela USP e pós-doutor em linguística pela Universidade de São Carlos, em entrevista à BBC.

Ele cita que a expressão ganhou força no século 16 e hoje é apelido que "traz sempre um aspecto negativo e reforça algo ruim."

A palavra índio perdeu o seu sentido. É uma palavra que só desqualifica, remonta a preconceitos. É uma palavra genérica. Esse generalismo esconde toda a diversidade, riqueza, humanidade dos povos indígenas."
Daniel Munduruku, doutor em Educação

Vetado por Bolsonaro, mas já em uso

O termo indígena já era usado na maioria das redações, como no UOL, e em textos oficiais.

O manual de redação do Senado, por exemplo, define que, para designar o indivíduo, deve se usar o termo indígena, não índio. "Indígena significa 'originário, aquele que está ali antes dos outros' e valoriza a diversidade de cada povo", diz.

O mesmo vale para se referir ao dia 19 de abril, em que se adota o termo Dia dos Povos Indígenas, em vez de Dia do Índio.

Em abril, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou projeto que pretendia mudar do nome "Dia do Índio" para "Dia dos Povos Indígenas".