Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Governadores anunciam envio de PMs para ajudar retorno da ordem no DF
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Governadores pelo país anunciaram que vão enviar ou deixaram tropas da PM (Polícia Militar) à disposição para Brasília a fim de apoiar as ações após os atos terroristas praticados neste domingo na capital federal. Até aqgora, pelo menos os nove estados do Nordeste, Goiás e Pará se manifestaram publicamente sobre envio de militares.
Em postagem no Twitter, o ministro das Relações Institucionais do governo, Alexandre Padilha, afirmou que está negociando com estados e que quatro governadores deixaram tropas à disposição. São eles:
- Ronaldo Caiado (DEM) - Goiás
- Elmano de Freitas (PT) - Ceará
- Rafael Fonteles (PT) - Piauí
- Paulo Dantas (MDB) - Alagoas
Apesar de não serem todos citados, os governadores do Nordeste decidiram, em bloco, colocar suas tropas à disposição, segundo informou o presidente do órgão, João Azevedo (PSB), governador da Paraíba.
O paraibano também, anunciou envio de 30 homens da PM para o Distrito Federal para ajudar no retorno da ordem.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou o envio em postagem e falou que a ação começa já nesta segunda-feira.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou há pouco que o estado vai enviar 70 policiais militares. Segundo Elmano, os trabalhos vão se concentrar no "restabelecimento da ordem no Distrito Federal".
"O pedido de apoio foi feito pelo Governo Federal aos estados, após manifestação dos governadores", disse.
O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou envio de 60 homens da PM para atuar em Brasília.
O governador Rafael Fonteles fez o mesmo anúncio lodo em seguida citando "defesa de democracia".
Às 19h30 está marcada uma reunião dos governadores para debater o tema e a tendência é que outros estados tomem a mesma medida.
Receio de instabilidade
Segundo uma fonte ouvida pela coluna, a ideia é que os estados ofereçam forças de segurança estaduais como uma resposta à omissão da PM do Distrito Federal.
De acordo com esta fonte, os governadores do Nordeste se falaram e estão fechados na ideia de mandar PMs porque há um receio de que a supostas conivência na repressão possa causar instabilidade no país contaminar movimentos em outros estados.
Outros governadores também já se colocaram a disposição para apoiar o governo federal após os ataques de terroristas hoje em Brasília. Entre eles estão Jerônimo Rodrigues (PT), da Bahia; e Paulo Dantas (MDB), de Alagoas, que deixarama a tropa à disposição do governo Lula.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou que todos os governadores prestaram apoio ao governo federal e vão se reunir com o presidente Lula e chefe dos poderes para discutir soluções para o golpismo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.