Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Porta de avião se abre durante voo entre Recife e Maceió; assista

Um avião bimotor que fazia táxi aéreo entre o Recife e Maceió registrou um incidente na última terça-feira (11): a porta da aeronave abriu durante o voo. (Veja vídeo abaixo)

Apesar do susto, a aeronave modelo Cessna 402B conseguiu pousar em segurança às 10h54, e não houve feridos. O avião pertence à empresa Vem Aviation Táxi Aéreo LTDA., com sede em Salvador.

"A Torre de Controle não relatou nenhuma condição de emergência. A aeronave ficou no hangar da SOTAN, onde permanece", informou a Aena, operadora do aeroporto de Maceió.

Um vídeo feito por um dos passageiros mostra os momentos após a parte superior da porta se abrir. Um homem aparece nas imagens ao lado dessa porta aberta e tentando segurar algo que parece um cabo, supostamente para tentar evitar que parte inferior também se abra.

Fotos divulgadas também mostram que, após o pouso, a porta e o entorno dela estavam avariados.

A aeronave, matrícula PT JYK, foi fabricada em 1974. Com dois motores, ela tem oito assentos (sete para passageiros e um para tripulação) e capacidade máxima de decolagem com até 2.858 quilos.

O caso foi analisado pelos investigadores do Seripa (Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) do Recife, que classificaram a ocorrência "incidente."

O incidente será tratado conforme os preceitos do Anexo 19, que aborda sobre os fundamentos de Safety Management System (SMS), traduzido no Brasil como Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Esse anexo recomenda que o evento seja tratado pelo operador da aeronave, o qual poderá adotar medidas corretivas pertinentes, possibilitando a evolução contínua da segurança operacional, por meio de uma estratégia de gestão preditiva, proativa e preventiva.
Seripa, órgão ligado à Aeronáutica

Continua após a publicidade

Segundo os registros da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião está em situação regular e tem operação permitida para táxi aéreo válido até novembro deste ano.

Em nota, a Vem Aviation afirmou que lamenta os transtornos decorrentes do incidente. Segundo a empresa, "durante o procedimento de descida, a tripulação ouviu um barulho e verificou que a parte superior da porta abriu, mas devido a baixa altitude prosseguiu até o pouso de forma normal, sem danos ou riscos à vida".

O incidente foi caracterizado como leve e as correções da porta já foram realizadas, diz o texto divulgado. "A Vem Aviation reitera o seu compromisso no cumprimento rigoroso das Normas Brasileiras e Requisitos vigentes e registra que deu todo apoio em solo para os tripulantes e passageiros", finaliza a empresa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes