Lula alfineta Ciro em comício no Ceará: 'Essa gente não vale muita coisa'
O presidente Lula cutucou a família Ferreira Gomes, em especial o ex-governador Ciro Gomes (PDT), durante comício nesta sexta-feira (11) em Fortaleza.
Sem citar nomes, ele disse que "essa gente não vale muita coisa" e insinuou que Ciro estaria atuando a favor do bolsonarismo e contra a eleição de Evandro Leitão, candidato do PT no segundo turno na capital cearense. O PDT no estado anunciou neutralidade para a nova disputa em Fortaleza.
Evandro hoje tem contra ele aqueles que xingavam Luzianne [Lins], que xingavam o [Santana]. Alguns até que eram amigo do Camilo, e que de repente começaram a falar mal do Camilo, e vocês sabem de quem estou falando. Eles nunca aceitaram Camilo governar com mais competência que eles a vida inteira.
Lula, em comício em Fortaleza
Além de Ciro, o irmão Cid Gomes (PSB) —que é aliado de Lula— também governou o estado entre 2007 e 2013. Cid, por sinal, não apareceu no ato e foi citado por Lula por uma vez, em reconhecimento por ele ter dado apoio a Evandro.
Lula participou de ato na praça do Ferreira, no centro da capital cearense, em apoio a Leitão, que disputa segundo turno contra André Fernandes, candidato do PL que venceu o primeiro turno com 40% dos votos válidos e liderou também nas zonas eleitorais de periferia.
Foi o primeiro ato político de Lula no segundo turno pelo país. Além de Lula, também participaram o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador cearense Elmano de Freitas (PT).
O ato também marcou a primeira aparição da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), que não tinha participado em nenhum momento da campanha, após ser derrotada nas prévias do partido para Evandro.
Mais crítica
A alfinetada não foi a única do ex-presidente, que —sem citar nomes mais uma vez—, no fim da fala, voltou a citar aqueles que agora falam "mal do Camilo."
Eu sei pessoas que até outro dia eram ligadas ao Camilo, e hoje chamam o Camilo de tudo que não presta nesse mundo. Essa gente não vale muita coisa. A gente tem que analisar a biografia das pessoas, o que esse cara fez ontem, o que ele faz hoje e o que ele vai fazer amanhã. É assim que a gente tem que votar.
Lula
Lula pediu voto para Evandro e disse conhecer pouco do candidato, que se filiou ao PT apenas em março, e não conhecer André Fernandes, seu concorrente. Mas ele afirmou ter dois motivos para confiar em Evandro: a indicação de Camilo e o fato de o adversário dele ser ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O pouco que sei dele [André] é que ele é pouco recomendável. E eles vão trabalhar para eleger alguém que faz parte da praga de gafanhotos que dominou este país chamado Jair Bolsonaro. essa cidade não pode ser governada por negacionista, que a única virtude dele é colocar na internet coisas de depilação.
Lula
Evandro, em sua fala, agradeceu a presença de Lula em Fortaleza e disse que André esconde Bolsonaro da campanha, ao contrário do que ele faz com Lula.
Já estamos empatados com o adversário, que esconde seu aliado, seu padrinho. Eu não temo desde o início da minha campanha que digo o time que faço parte. O time dele é fascista, que não respeita ninguém.
Evandro Leitão
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.