Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Vereador do PL ameaça candidato do PT em Fortaleza e recua: 'errei palavra'

O vereador de Fortaleza Inspetor Alberto (PL) gravou um vídeo na noite desta quarta-feira (23) com uma suposta ameaça de morte ao candidato a prefeito Evandro Leitão (PT), que disputa o segundo turno na capital cearense. O petista prestou queixa à polícia. O vereador nega intenção de ameaçar e disse que foi um "erro de palavra'.

"Prepara o teu caixão, vagabundo", gritou o vereador, enquanto era filmado. A ameaça ocorreu, segundo o vereador, quando estava indo a um ato eleitoral do candidato André Fernandes (PL), rival de Leitão, na Barra do Ceará, bairro mais antigo da capital cearense.

O Inspetor Alberto usava um colete e exibia o número do seu partido. Ele chamou o petista de "filha da p..." e disse que Leitão "vai para a churrasqueira".

Após ver o vídeo nos stories do Instagram do vereador, o candidato do PT prestou queixa nesta quinta-feira (24), acusando-o de ameaça de morte. O vídeo foi apagado.

O que diz o BO: "Tais declarações se tratam de ameaças graves, proferidas publicamente e que colocam em risco a minha segurança. Por este motivo, venho registrar esta ocorrência, solicitando as providências cabíveis para a proteção da minha integridade física e moral", consta no boletim de ocorrência, ao qual a coluna teve acesso.

O que diz o candidato do PT: "Inaceitável esse tipo de comportamento da campanha do candidato André, que é movida pela intolerância e pelo ódio", declarou Leitão ao UOL.

O petista citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoia Fernandes. "Eles não respeitam a democracia, assim como o líder de André Fernandes, [Jair] Bolsonaro."

O que diz o inspetor: Em conversa com o UOL, o vereador disse que se equivocou na hora de pronunciar a palavra "caixão."

"Se você vir o vídeo todo, eu falo em assar porco, e aí eu falo colocar o leitão [sobrenome do candidato] na churrasqueira, e que prepare o carvão, só que falei caixão", disse, justificando que só soube do erro nesta quinta quando André Fernandes o procurou. "No meu subconsciente, acreditei que havia falado carvão e fui pra casa de boa. Mas se for pra pedir desculpa, peço, porque foi um erro de palavra."

Continua após a publicidade

Sobre os palavrões e ofensas ao candidato petista, ele diz que foram ditos por causa da "revolta" em relação à campanha de Evandro.

"O PT, há uns dias, montou uma vídeo e colocou até a foto da minha mulher, uma fake news, dizendo que havia nepotismo. Estou processando, porque minha mulher é idosa, escrivã da polícia aposentada, que nunca respondeu processo em nada. Aí tô puto, e isso é problema meu, não tem a ver com o André, com campanha, com nada. Foram mexer com a pessoa que amo, por quem eu daria a vida", afirma.

O que diz a polícia: em nota, a Polícia Civil confirmou que foi registrado um boletim de ocorrência por ameaça e que "irá instaurar inquérito para apurar o caso."

Inspetor já ameaçou Lula

A coluna mandou mensagem para o vereador do PL e aguarda posicionamento. Nas redes sociais, o Inspetor Alberto frisa ser policial civil e usa, em seu status, o lema bolsonarista "Deus, pátria, família e liberdade". Ele foi reeleito vereador com 7.913 votos.

Não é a primeira vez que o vereador faz ameaças do tipo. Em 2021, ele chegou a ser condenado a pagar uma multa por divulgar um vídeo atirando em uma foto do presidente Lula, gravado em 2019.

Continua após a publicidade

Eleição acirrada

O segundo turno da eleição em Fortaleza extrapolou a política e envolve até futebol e religião.

Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL) aparecem empatados tecnicamente nas últimas pesquisas e prometem uma das eleições mais acirradas do país no próximo domingo. Eles replicam, na mais populosa cidade do Nordeste, a polarização nacional entre lulismo e bolsonarismo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.