Topo

Carolina Brígido

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

TSE diz que propostas de militares estavam previstas antes mesmo de pedido

Urna eletrônica -  Marcelo Camargo/Agência Brasil
Urna eletrônica Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Colunista do UOL

10/08/2022 12h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Propostas feitas pelas Forças Armadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o objetivo de aprimorar o sistema eleitoral já seriam colocadas em prática pela Corte de qualquer forma. Segundo fontes do tribunal, algumas delas estavam previstas antes mesmo de os militares apresentarem as sugestões.

É o caso da publicação de arquivos com dados dos boletins de urna, com os votos registrados e contabilizados em cada equipamento. Esses dados serão divulgados na íntegra na internet, de forma acessível a qualquer pessoa, assim que a votação terminar. Com os dados publicados, é possível viabilizar a recontagem os votos - um pleito dos militares e de outros setores da sociedade.

Os militares também pediram ao TSE que a urna modelo 2020, que será usada pela primeira vez em outubro, fosse submetida a um teste específico. O equipamento está sob a análise de técnicos da USP (Universidade de São Paulo). O procedimento começou em julho e deve terminar ainda neste mês. Esse teste já estava previsto para ser realizado antes mesmo de o pedido das Forças Armadas chegar ao tribunal.

Para fontes do TSE, a intenção dos militares é incorporar o discurso de que o tribunal resolveu atender aos pedidos deles, como tática de fortalecimento na queda de braço que se instalou entre as duas instituições. O episódio mais recente que reforçou o atrito foi quando o presidente do tribunal, Edson Fachin, afastou do grupo de fiscalização das eleições um coronel que divulgou notícias falsas sobre as urnas eletrônicas.

Fachin tem dito a pessoas próximas que a prioridade é ouvir a Comissão de Transparências das Eleições, instalada no tribunal, e não o pleito de grupos específicos - e isso inclui as Forças Armadas. Os militares integram a comissão e, ainda assim, têm apresentado pedidos para aprimorar o sistema eleitoral de forma separada.