Topo

Carolina Brígido

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Posse de Moraes terá coquetel com comes e bebes para 2 mil convidados

 O ministro do TSE e do STF Alexandre de Moraes -  O Antagonista
O ministro do TSE e do STF Alexandre de Moraes Imagem: O Antagonista

Colunista do UOL

16/08/2022 16h53Atualizada em 16/08/2022 17h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cerca de 2.000 convites foram expedidos para a cerimônia de posse de Alexandre de Moraes na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), agendada para as 19h de hoje (16). Entre os convidados, estão autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, além de amigos e familiares do ministro. Depois da cerimônia, será servido no tribunal um coquetel com comes e bebes para os presentes.

Segundo fontes do TSE, a festa será bancada por associações de magistrados, como costumava acontecer antes da pandemia da covid-19. Procurada por meio da assessoria de imprensa, a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) nega que tenha pago pela comemoração.

Desde 2020, quando o coronavírus se alastrou pelo país, as posses do Judiciário passaram a ser realizadas por videoconferência. Quando eram presenciais, poucas pessoas eram convidadas. Nesse sentido, a chegada de Moraes na presidência do TSE será um marco para simbolizar o declínio da pandemia no Judiciário e a retomada das comemorações nas Cortes.

Moraes enviou convites para governadores e reforçou o pedido da presença por ligação telefônica. Foi pessoalmente levar o convite do presidente Jair Bolsonaro. Na cerimônia, vão discursar o ministro do TSE Mauro Campbell Marques; o procurador-geral eleitoral, Augusto Aras; o presidente da (OAB) Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti; e, por fim, Moraes.

Não há previsão para qualquer fala do presidente da República, o que pode gerar um clima ruim para Bolsonaro. Os dois já estiveram em cena em vários embates públicos. O ministro é relator no STF (Supremo Tribunal Federal) de inquéritos que miram o presidente e aliados. Bolsonaro já criticou o ministro em vários discursos. No ano passado, chegou a pedir o impeachment de Moraes ao Senado.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Hoje é terça-feira (16). A informação foi corrigida no texto