Topo

Carolina Brígido

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rosa Weber escolhe juiz que atuou na Lava Jato como braço direito no STF

O juiz Márcio Schiefler Fontes será o braço direito de Rosa no STF - ACMP/Divulgação
O juiz Márcio Schiefler Fontes será o braço direito de Rosa no STF Imagem: ACMP/Divulgação

Colunista do UOL

22/08/2022 17h21Atualizada em 22/08/2022 17h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O juiz Márcio Schiefler Fontes, que auxiliou o ministro Teori Zavascki quando a Lava Jato estava no auge, vai trabalhar na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) a partir de 12 de setembro, quando a ministra Rosa Weber vai assumir o comando da Corte. Zavascki era relator da Lava Jato quando morreu em um acidente aéreo, em janeiro de 2017.

O magistrado será o braço direito de Rosa na presidência da Corte, sendo o segundo juiz mais importante do gabinete —atrás apenas da própria presidente.

É o segundo juiz da Lava Jato que trabalha diretamente com a ministra. Durante o julgamento do mensalão, escândalo que precedeu a Lava Jato, Sérgio Moro era juiz auxiliar do gabinete de Rosa Weber. Depois, voltou para Curitiba - e o resto da história o Brasil já conhece.

Depois da morte de Zavascki, Márcio Schiefler Fontes foi conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Quando terminou o mandato, em 2019, voltou para Santa Catarina, seu estado natal, onde atua em uma vara da Fazenda Pública e no Tribunal do Júri.

O magistrado também integrou o CNDH (Conselho Nacional dos Direitos Humanos). Desde 2018, é membro do CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária), ligado ao Ministério da Justiça. No último ano, também foi juiz instrutor do gabinete do ministro Jorge Mussi, do STJ (Superior Tribunal de Justiça).