Topo

Carolina Brígido

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

PGR deve pedir ao STF volta de Roberto Jefferson para prisão

O ex-deputado Roberto Jefferson -  O Antagonista
O ex-deputado Roberto Jefferson Imagem: O Antagonista

Colunista do UOL

22/10/2022 19h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A PGR (Procuradoria-Geral da República) deve entrar na segunda-feira no STF (Supremo Tribunal Federal) com pedido de revogação da prisão domiciliar do ex-deputado federal Roberto Jefferson e retorno à prisão preventiva. A medida será adotada porque Jefferson ofendeu a ministra Cármen Lúcia, do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Jefferson é acusado de tumultuar o processo eleitoral e proferir discursos de ódio, além de atacar instituições democráticas. O político deixou o Complexo Prisional de Bangu em janeiro deste ano sob a condição de não usar as redes sociais.

No pedido que deve ser encaminhado ao STF, a PGR deve argumentar que Jefferson violou os termos da prisão domiciliar. Caberá ao ministro do STF Alexandre de Moraes, que também preside o TSE, decidir se atende ou não ao pedido da PGR. O mais provável é que ele concorde com a medida.

A filmagem foi publicada no perfil da filha de Roberto Jefferson, a ex-deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), no Twitter. No vídeo, o ex-parlamentar xinga a ministra por ter votado no TSE contra a Jovem Pan. A emissora foi punida por divulgar conteúdo falso e ofensivo contra Luiz Inácio Lula da Silva.

Moraes também votou no TSE contra a Jovem Pan, que foi derrotada na corte por 4 votos a 3. No vídeo, Jefferson chama a ministra de bruxa e a compara com uma prostituta.