Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Lewandowski quer 'alguém com coragem' para ocupar vaga que deixará no STF
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Com aposentadoria prevista para maio, o ministro Ricardo Lewandowski defende que seu substituto no STF (Supremo Tribunal Federal) seja corajoso e à prova de pressões.
Em declaração à coluna, ele nega que tenha poder para influenciar na indicação de um nome para a vaga, embora pessoas próximas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmem que o ministro tem sido ouvido sobre o tema. Lewandowski é hoje a principal interlocução de Lula no Supremo.
"Não poderia indicar um nome a um presidente da República eleito com mais de 60 milhões de votos. Se for consultado, eu me atreveria a indicar o perfil de um candidato. Seria alguém com coragem para defender a Constituição, especialmente os direitos e garantias fundamentais, sem se submeter a quaisquer pressões, internas ou externas", afirmou Lewandowski.
O ministro completa 75 anos em maio, quando será aposentado compulsoriamente. Com isso, será aberta a primeira vaga de Lula no STF. Embora ele ainda não tenha batido o martelo, assessores do presidente dizem que o mais cotado para a vaga é o advogado criminalista Cristiano Zanin, que o defendeu nos processos da Lava Jato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.