Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Avanço no caso da vacina pode deixar Bolsonaro mais perto do banco dos réus

Apesar de não mirar diretamente Jair Bolsonaro, o avanço das investigações sobre falsificações em cartões de vacinação pode deixar o ex-presidente mais perto do banco dos réus. Nos próximos dias, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve analisar o relatório da Polícia Federal sobre a operação deflagrada nesta quinta-feira (4). A depender do conteúdo, Gonet poderá apresentar denúncia contra Bolsonaro perante o STF (Supremo Tribunal Federal).

O ex-presidente é investigado em uma petição que tramita no tribunal. Se for apresentada denúncia, e se os ministros da Corte concordarem com ela, o caso será transformado em ação penal; e Bolsonaro, em réu.

Gonet está de férias. O recesso do Judiciário vai até o fim de julho. Ainda assim, ele pode, teoricamente, analisar as novas informações da PF e, se considerar necessário, apresentar denúncia contra o ex-presidente ainda neste mês.

Bolsonaro é alvo de dez petições e inquéritos no STF sobre diferentes assuntos. Até hoje, ele não foi alvo de nenhuma denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) - nem por parte de Gonet nem de seu antecessor no cargo, Augusto Aras.

Em março, a Polícia Federal indiciou Bolsonaro, seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, e outras 15 pessoas por participação em esquema de fraude em cartões de vacina contra a covid-19. Na época, Gonet alegou que faltavam elementos para subsidiar uma denúncia perante o STF.

Segundo o procurador-geral, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos não tinha respondido sobre se os investigados usaram certificados de vacinação falsos para entrar e permanecer no país. Também alegou que os os laudos periciais de informática da maioria dos dispositivos apreendidos estavam pendentes de conclusão.

À luz das novas informações da PF, Gonet deve analisar se as pendências foram sanadas e se há elementos suficientes para a apresentação de denúncia ao STF.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes