Topo

Chico Alves

Site de inscrição do Enem tem problemas e estudantes pedem prazo maior

Mensagem de erro no site de inscrição ao Enem - Reprodução
Mensagem de erro no site de inscrição ao Enem Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

22/05/2020 12h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No último dia de inscrição às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, candidatos de várias regiões do Brasil relatam problemas para conseguir concluir o processo de habilitação ao vestibular. Os estudantes dizem que fotos de candidatos já inscritos sumiram e os que tentam se inscrever não conseguem anexar. Além disso, não há confirmação daqueles que já enviaram comprovante de pagamento há dias.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) defende que as inscrições não sejam encerradas hoje. "Tem que haver prorrogação do prazo", diz Rozana Barroso, recém-empossada presidente da entidade, que vai prestar vestibular para Biomedicina. "Mais uma vez o Ministério da Educação demonstra sua irresponsabilidade".

Por causa desse problema, uma enxurrada de reclamações inundou as contas de Twitter e Instagram do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e do Inep, que organiza o Enem. "A questão da foto não prejudicará ninguém", garantiu o ministro.

Procurada pelo UOL, a direção do Inep informou que "os boletos referentes à inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que já foram pagos estão em processamento no sistema e os participantes receberão a confirmação até o dia 28 de maio". Sobre as fotos, o instituto responde que "os inscritos poderão inserir ou alterar a imagem posteriormente, na Página do Participante. A ausência de foto não irá prejudicar o processo de inscrição".

Questionado sobre o motivo do sumiço das fotos e sobre o prazo de solução do problema, o Inep não respondeu.

Apesar da explicação quanto a um prazo maior para confirmação de inscrição e inserção de fotos, a preocupação continua, já que o edital do Enem diz que o participante "que não satisfizer todas as condições estabelecidas" será eliminado do exame.

"Como dizer que vai confirmar o pagamento depois do prazo de inscrição. Se não confirmar o que vou fazer? Não faço Enem?", questiona Rozana Barroso. "A resposta do Inep é contraditória, como informar que pode colocar a foto depois se o edital diz que esse requisito é obrigatório? Nós, estudantes, ficamos inseguros".

Apesar de o Inep e o ministro Weintraub só se pronunciarem sobre o ocorrido na manhã de hoje, desde ontem estudantes reclamam de dificuldades na inscrição.

"Fui verificar se o pagamento constava no site e não apareceu, apesar de ter sido feito há três dias", diz a estudante carioca Klara Argento Gomes de Carvalho, de 17 anos, que pretende cursar Jornalismo ou Ciência Política. "Além disso, vi que minha foto que estava no site tinha sumido".

* Colaborou: Ana Carla Bermúdez