Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

"Há mercado paralelo de vacina", diz deputado que pede polícia nos postos

Mulher tomando vacina no braço - iStock
Mulher tomando vacina no braço Imagem: iStock

Colunista do UOL

05/04/2021 14h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Diante do roubo de 50 doses de vacinas CoronaVac ocorrido ontem em um centro municipal de Saúde na zona Norte do Rio, o deputado estadual Átila Nunes (MDB) alerta para a necessidade de reforço de policiamento nos locais onde os imunizantes estiverem depositados. "Há fortes indícios de um mercado paralelo embrionário de vacinas contra a covid-19", diz ele.

Nunes apresentou em fevereiro projeto de lei em regime de urgência determinando policiamento em todos os postos de saúde do estado para guarda dos estoques dos imunizantes.

O deputado alerta que os postos de vacinação são absolutamente desguarnecidos, sem qualquer policiamento, ficando os estoques sob a supervisão de auxiliares administrativos, que não têm qualquer chance de reagir a eventuais tentativas de assaltos.

"As vacinas podem valer muito dinheiro num mercado paralelo, dada a dificuldade de consegui-las", diz o deputado.

Além do roubo de doses ocorrido ontem, Nunes está convicto que a aplicação das chamadas "vacinas de vento" (quando o profissional de saúde finge aplicar, mas a seringa está vazia) acontece para propiciar o desvio dos medicamentos.

"Existem pessoas que ainda demorarão a ser vacinadas que são capazes de pagar qualquer dinheiro por um imunizante", acredita o parlamentar.

Enquanto o projeto sobre policiamento nos postos de Saúde não é votado na Assembleia Legislativa do Rio, o parlamentar sugeriu ao governador Cláudio Castro (PSC) que aumente a segurança nesses locais por iniciativa própria.