Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em vídeo, prefeito de Chapecó diz que lockdown reduziu mortes na cidade

Colunista do UOL

06/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Apesar do consenso das principais autoridades em saúde do mundo de que não existe tratamento precoce contra a covid-19, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender esse tipo de estratégia ineficaz para combater a pandemia. Por causa disso, tomou como exemplo a cidade de Chapecó, em Santa Catarina. Ontem, postou vídeo nas redes sociais em que o prefeito do município catarinense atribui ao tratamento precoce uma suposta redução drástica do número de mortes.

A afirmação de João Rodrigues (PSD), chefe do Executivo de Chapecó, no entanto, contradiz outro vídeo feito por ele próprio. Depois de medidas restritivas anunciadas no dia 22 de março, Rodrigues fez na quinta-feira, 1º, imagens de uma enfermaria sem pacientes.

"Isso nos dá a alegria e o alívio de dizer 'nós fizemos a coisa certa'", diz ele no vídeo publicado no Twitter do jornalista Samuel Pancher. "Nós paramos a cidade por 14 dias, fizemos o chamado 'lockdown parcial'. E o importante é que tivemos o apoio da sociedade chapecoense".

Como se sabe, Bolsonaro é contrário a qualquer tipo de lockdown, mesmo com os especialistas em epidemiologia repetindo várias vezes que essa é a única forma de evitar a circulação do vírus, enquanto a vacinação não atinge um número de pessoas satisfatório.

O presidente tem viagem marcada amanhã para Chapecó, em companhia do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.