Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Senador quer acionar Bolsonaro no STF por mentira que liga vacinação a Aids
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) encaminhou requerimento para que a CPI da Covid dê conhecimento ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), da divulgação pelo presidente Jair Bolsonaro de mentira que associa a vacinação contra o coronavirus ao risco de contrair Aids. Moraes é o responsável pelo Inquérito das Fake News e o senador pede que o ministro avalie "conduta potencialmente criminosa" do presidente.
A mentira, falsamente atribuída ao Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido, foi mencionada pelo presidente Jair Bolsonaro em sua live semanal da quinta-feira (21) e imediatamente rebatida pelos grupos de checagem de fatos e por cientistas.
Alessandro Vieira condena o mau exemplo do político mais poderoso do país. "Como cobrar do cidadão comum o indispensável cumprimento das determinações legais se o presidente não o faz?", questiona o senador em seu requerimento. "A consequência, como sabemos, é o aumento do número de infectados, doentes e mortos".
No texto, Vieira diz que se Bolsonaro não fosse presidente "a persistência do cometimento de infrações penais já seria suficiente para "decretar sua prisão preventiva".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.