Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Disputa Freixo x Castro será uma das mais duras do país, mostra Datafolha
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A pesquisa Datafolha sobre intenção de votos para o governo do Rio mostrou que a disputa entre o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), que tem 22% da preferência dos entrevistados, e o governador Cláudio Castro (PL), com 18%, tem tudo para ser uma das mais acirradas do país. Levando-se em conta os campos ideológicos, os dois repetem na disputa fluminense o mesmo embate que acontece em escala nacional. Freixo, apoiado pelo ex-presidente Lula (PT), representa a esquerda, e Castro, que tem apoio dos bolsonaristas, segue a linha de direita e extrema-direita. A diferença para a corrida presidencial é que os dois estão em empate técnico.
A pesquisa espontânea mostra que o eleitorado fluminense ainda está pouco mobilizado para a eleição, já que o nome de Freixo é citado apenas por 5% dos pesquisados, contra 4% de Castro. Os dois lados ainda têm muito trabalho a fazer para fixar seus nomes na cabeça daqueles que vão depositar os votos na urna.
O governador atual aposta nas suas alianças regionais com prefeitos e parlamentares do interior do estado. Com a máquina governamental na mão, ele tem muito a oferecer a seus eventuais aliados. O problema dessa estratégia é que algumas das promessas de obras feitas por Castro após a privatização da Cedae ainda não foram cumpridas ou foram apenas parcialmente cumpridas, o que gera alguma insatisfação em sua base aliada.
A esperança de Freixo para manter a liderança é mesmo o apoio de Lula, que levantamentos anteriores mostraram que é algo capaz de turbinar seus percentuais de voto. Apoiadores do deputado torcem muito para que o ex-presidente petista consiga vencer o pleito presidencial no primeiro turno, o que o deixaria livre para fazer campanha no segundo turno para candidatos a governador que considera estratégicos — Freixo é um deles.
Também o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), que aparece com 7%, aposta no período de campanha e no apoio do presidenciável Ciro Gomes para chegar ao topo da pesquisa.
Por enquanto, porém, tudo indica que Freixo e Castro terão um embate disputado ao extremo.
Os temas principais serão a segurança pública e a corrupção dos governantes. Cinco governadores do Rio foram parar na cadeia — Sérgio Cabral ainda esta lá.
Esse último item talvez seja o principal responsável por 33% dos entrevistados responderem que pretendem anular o voto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.