Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Indigenistas rebatem presidente da Funai sobre descuido de desaparecidos

O jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo - Divulgação
O jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

09/06/2022 09h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Entidade que congrega servidores que atuam na linha de frente do relacionamento com os povos originários da Amazônia, a Indigenistas Associados (Ina) rebateu nas redes sociais o comentário de Marcelo Xavier, presidente da Fundação Nacional do Indio (Funai), sobre possível descuido de Bruno Pereira e Dom Phillips, por não terem comunicado sobre sua viagem ao Vale do Javari. No texto, a associação diz receber "com indignação e repulsa" as "insinuações equivocadas, no mínimo" do chefe da Funai.

Xavier disse ontem que a missão não foi comunicada ao órgão e que a Funai não emitiu nenhuma permissão para ingresso. "É muito complicado quando duas pessoas apenas decidem entrar na terra indígena sem nenhuma comunicação aos órgãos de segurança e à Funai", afirmou.

Ele é desmentido pela direção da associação de indigenistas. "Não é verdade que Bruno e Dom tenham sido descuidados com solicitação de autorização de ingresso em terra indígena. Simplesmente, porque não ingressaram em terra indígena. A expedição realizada transcorreu nas imediações, mas não no interior da Terra Indígena Vale do Javari", argumenta o texto da Ina.

"O presidente da Funai insinua, portanto, um descuido inexistente por parte da dupla de desaparecidos. Espera-se que corrija a informação que transmitiu - com deslealdade, tendo em vista tratar-se de pessoas em situação de vítima, sem condições de responder", afirma a entidade.