Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Acusação de Lira contra Glauber Braga tramita em tempo recorde na Câmara
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Uma representação do PL ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que reproduz reclamação do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), contra o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), está tramitando em tempo recorde. O documento, que se baseia na acusação de quebra de decoro feita por Lira contra Glauber para pedir a cassação do deputado do PSOL, foi apresentado em plenário em 1º de junho e no mesmo dia aprovado pela Mesa Diretora e encaminhado para o Conselho de Ética.
A rapidez é incomum. Algumas representações ao conselho chegam a levar anos para passar pelas mesmas fases. Foi o caso do trâmite da acusação de corrupção contra o deputado Wilson Santiago (Republicanos-SP), que começou em 2020 e só entrou na pauta este ano.
O atrito começou com a discussão entre Lira e Glauber ocorrida há duas semanas. Diante da proposta do presidente da Câmara feita em plenário de tirar o controle acionário do governo da Petrobras, Glauber perguntou se ele não tinha vergonha. Lira fechou o microfone do psolista e avisou que ia levá-lo ao Conselho de Ética para pedir sua cassação.
Paralelamente, o PSOL também fez representação ao Conselho de Ética denunciando a ameaça feita por Lira de retirar Glauber à força do plenário. O documento, que pede a perda de mandato do deputado alagoano por abuso de poder, foi encaminhado pelo partido no dia 3 de junho, mas nem começou a tramitar.
"Evidentemente, o senhor Arthur Lira está utilizando do seu aparato para sufocar a representação contra ele e para acelerar a
representação contra mim", diz Glauber Braga. "Assim consegue que no Conselho de Ética eles pautem rapidamente o processo de cassação contra mim e no que diz respeito ao processo do PSOL contra ele, nem no sistema da Câmara entrou até esse momento. Mais uma vez ele está abusando do poder de presidente da Câmara".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.