Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Manipulação', diz ex-ministro sobre ataques de Damares a cartilha da Saúde

José Gomes Temporão e Damares Alves - Divulgação e reprodução de vídeo
José Gomes Temporão e Damares Alves Imagem: Divulgação e reprodução de vídeo

Colunista do UOL

10/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A cartilha de orientação de redução de danos para usuários de drogas, que viralizou nas redes sociais ao ser criticada em vídeo pela ex-ministra Damares Alves, foi produzida pelo Ministério da Saúde em 2008. Titular da pasta à época, José Gomes Temporão repudia a interpretação de Damares de que o material "ensina crianças a usar drogas".

"É mais do mesmo: em 2018 foi o kit gay e agora essa declaração que ataca uma política baseada na ciência, nas melhores experiências internacionais e validada pela Organização Mundial de Saúde (OMS)", afirmou Temporão à coluna. "Isso nada mais é do que manipulação sem escrúpulos com fins puramente eleitoreiros".

A publicação fazia parte de um esforço do ministério para evitar a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis. Com esse objetivo, foi elaborada uma cartilha para, entre outras coisas, orientar os profissionais de saúde e consumidores de drogas a evitar o compartilhamento de objetos. A estratégia é aprovada pela OMS e apoiada em estudos de cientistas renomados.

"É o retorno da velha questão em torno da 'política de redução de danos', consagrada mundialmente. A postura deles é de internação compulsória em clínicas de fundo religioso, as comunidades terapêuticas", observa Temporão.

O infectologista Dirceu Grecco trabalhou no ministério na gestão de Temporão, onde foi diretor do Departamento de Aids, Doença Sexualmente Transmissíveis e Hepatite. Ele começou depois da data em que o material foi feito, e por isso não sabe se foi encaminhado ou não ao público-alvo. "Se não foi distribuída, deveria ter sido", diz ele. "O conteúdo é muito bom, muito direto. Estamos vendo a estupidez rediviva na crítica a essa cartilha, já que para evitar risco de infecção por outras doenças o ideal é justamente ensinar a prevenir".

Também ex-ministro da Saúde, o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) é outro que rebate as críticas à cartilha. "Mais uma vez, Damares e Bolsonaro mostram que não têm compromisso nem com a saúde, nem com a vida das pessoas e das famílias que sofrem com o uso problemático de drogas e nem com a verdade", diz.

No vídeo, Damares diz que a publicação faz parte da estratégia de prevenção ao uso de álcool e drogas do governo petista, o que não é verdade - o objetivo da cartilha era evitar a proliferação de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, dá orientações como, por exemplo, evitar compartilhamento de piteiras, cachimbos e copos, ou sugere escolher materiais menos suscetíveis de contaminação. A ex-ministra também mente ao afirmar que o texto é voltado para crianças.